Páginas

sábado, 26 de março de 2011

TREINAMENTO FUNCIONAL

O corpo humano é projetado para funcionar como uma unidade, com os músculos sendo ativados em sequencias específicas para produzir o movimento desejado. Em cada movimento, vários músculos estão envolvidos e cada um deles realiza uma função diferente. O sistema nervoso central (SNC) é quem organiza os movimentos e é responsável pela ativação muscular, além de outras funções motoras.
Com esse propósito, o Treinamento Funcional tem como princípio preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal, chamado nesse método por CORE.
Vários dos objetivos desse método de exercício representam uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano (como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros), envolvendo a integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento.
Essa visão abrangente permite que o Treinamento Funcional atinja o objetivo de controlar o sistema músculo-esquelético, sem abrir mão do aperfeiçoamento do sistema sensório-motor e proprioceptivo, geralmente esquecido pelos treinamentos convencionais. Além disso, a postura do corpo humano é controlada diretamente através destes órgãos sensitivos, que tem entre suas principais funções, a regulação do equilíbrio e a orientação do corpo no ambiente. No entanto, esse treinamento visa aprimorar ou resgatar a eficiência do movimento humano para atividades do cotidiano.
São exercícios bastante motivacionais e desafiadores, onde o indivíduo que segue esse método, acompanhado de um instrutor capacitado, graduado em Educação Física, tem a possibilidade de alcançar a funcionalidade corporal natural de seu organismo, além de “gerar” um corpo saudável e bem condicionado. Porém, para o efetivo resultado do Treinamento Funcional é indispensável o empenho e a dedicação do indivíduo.

Profº Fábio Alexandre de Barros
CREF: 078236-G/SP


Maiores informações na secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário